BASS BARN banner

Conversão de trança/mono

21K views 6 replies 6 participants last post by  hattrickll  
#1 ·
Em breve comprarei um novo carretel e noto que as capacidades da linha são designadas em jardas/teste de libra. Acredito que esta é a proporção de jardas para monofilamento. Como só uso linha entrançada, alguém conhece uma conversão que indique a capacidade para linha entrançada?

#2 ·
Conversão de mono para trança

Não sei se existe uma fórmula direta, no entanto. Eu acho que uma abordagem simples seria obter o diâmetro do mono e o diâmetro da trança. Descubra qual a percentagem do diâmetro da trança EM RELAÇÃO ao diâmetro do mono. O teste de resistência nem entra nisso, é tudo uma questão de diâmetro e da consequente alteração de volume. Quando você obtiver a diferença percentual, isso significa que a capacidade de mono citada será essa porcentagem do que o carretel conterá com a trança.
Por exemplo;
Diâmetro do mono = 0,025"
Diâmetro da trança = 0,0125"
Capacidade do carretel mono = 100 jardas
o diâmetro da trança é 50% do diâmetro do mono, portanto, a capacidade do carretel mono é 50% do que ele realmente conterá em trança. Portanto, o carretel conterá 200 jardas de trança.

Então, pegue o diâmetro do mono e divida-o pelo diâmetro da trança e multiplique a "capacidade citada do carretel com mono" pelo número que você acabou de obter.

Por exemplo;

0,025" / 0,0125" = 2 , 100 jardas mono X 2 = 200 jardas de trança

Outro exemplo;

0,012" / 0,008" = 1,5 , 100 jardas mono X 1,5 = 150 jardas de trança

Novamente, lembre-se, não tem nada a ver com o teste de resistência, é tudo uma questão de volume. Isso definitivamente funcionará, espero que responda à sua pergunta. :thumbsup:
(minha cabeça dói)

#3 · (Edited)
Apenas uma nota

Para ajudar a esclarecer isso. Quando você vê uma capacidade de carretel listada como 100 jardas de mono teste de 20 libras. O fabricante do carretel está presumindo que todos os mono testes de 20 libras têm aproximadamente o mesmo diâmetro. É assim que eles podem dizer isso, mesmo que não seja o caso. Um mono de 20 libras mais fino (mais fino) lhe dará mais capacidade do que um mono teste de 20 libras mais espesso. Lembre-se, é realmente tudo uma questão de volume. A maioria dos fabricantes de linhas, trançadas e mono, cita o diâmetro real das linhas na caixa ou nas especificações das linhas.

#5 ·
É isto que você procura. Coloque o diâmetro do mono, a capacidade mono do seu carretel e o diâmetro da trança. Clique em calcular e wa-la magia:D